Jararacuçu





Nome Popular: Jararacuçu, jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona.
Nome Científico: Bothrops jararacussu
Habitat: Mata Atlântica

Alimentação: Quando adulta alimenta-se de pequenos roedores, e quando jovem alimenta-se de pequenos lagartos e anfíbios.
Distribuição Geográfica: Bolívia, Brasil (Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.


CURIOSIDADES:

-  Ao pé da letra, "jararacuçu" significa "o que tem um grande bote venenoso". Um bote de jararacuçu pode atingir uma distância do tamanho dela mesma. Sendo assim, uma jararacuçu com, por exemplo, 1,5 metro de comprimento pode atingir seu alvo a 1,5 metro de distância.

3 comentários:

  1. Aqui em Minas no Município de Lambari na Reserva Florestal Estadual de Nova Baden uma mulher foi atacada e veio a falecer por falta de antídoto para esta espécie, então cuidado, pois como já foi dito, seu bote é longo.

    ResponderExcluir
  2. Seu nome científico é Lachesis muta e não Bothrops jararacussu, cabendo dizer que é a maior cobra venenosa das Américas, que pode chegar a 4,5 metros de comprimento e tem as maiores presas inoculadoras então a quantidade de veneno injetado é enorme, porém ela avisa antes de atacar, fazendo vibrar a cauda informando que ela está numa situação de estresse inicial, o barulho dela vibrando contra as folhas da floresta é tão forte quanto o chocalho da cascavel, então gente não brinquem com este réptil pois o alcance de seu bote é enorme, por exemplo se ela medir quatro (04) metros, será este o alcance de seu bote e ele é normalmente fatal, pois esta serpente é agressiva e nunca pica uma vez só e, seu antídoto somente é fabricado na Funed em Betim/MG. Se virem um réptil destes e dê tempo de se afastar, afaste-se devagar sem tirar os olhos do animal, NUNCA tentem açoitá-la com uma vara, pois será muita má ideia, já que isso somente fará a serpente atacar e ela consegue se deslocar muito mais rápido do que um ser humano, então....

    ResponderExcluir
  3. Nossa é impressionante a agilidade do animal muito perigoso 😮

    ResponderExcluir